MARCA EMPREGADORA – A Atração e a retenção de profissionais

Ter uma equipe engajada, motivada e envolvida com as questões da organização é o ideal de toda empresa que busca alcançar o sucesso. Para isso é preciso encontrar formas para se diferenciar no mercado conquistar e reter os profissionais certos.

Ter uma equipe engajada, motivada e envolvida com as questões da organização é o ideal de toda empresa que busca alcançar o sucesso. Para isso é preciso encontrar formas para se diferenciar no mercado conquistar e reter os profissionais certos.

A ATRAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Para atrair o profissional desejado é importante que se defina o perfil que exemplifica o profissional certo para sua empresa.

Para fazer isso, levante informações com os colaboradores mais engajados e produtivos de sua empresa e faça um alinhamento de expectativas quanto ao ideal que você necessita para cada desafio que possui. É importante lembrar que, o super profissional dos sonhos que você acha precisa pode não ser o ideal, e esses dados levantados, relacionados à criação do perfil, te ajudarão e enxergar o que você de fato, e como pode conquistá-lo.

Outra forma de atração e trabalhar o fortalecimento da marca. Porém, saber como fazer exige algumas estratégias que muitas vezes precisam estar alinhadas com os setores de comunicação da empresa, a fim de projetar o nome da organização como uma marca empregadora. Para isso é necessário ter uma cultura organizacional bem definida, ou seja a linguagem da empresa expressa nas vestimentas, sua rotina e ações. Uma boa cultura motiva seus colaboradores e, transmite suas visões, valores e ideias para os profissionais que estão em busca de um ambiente de trabalho no qual se identifiquem. Utilize o site e as redes sociais da empresa para propagar esses valores para o público externo.

Aposte na formação dos profissionais, tomando como base a atração de talentos, poucas estratégias são tão efetivas para conquistar novos talentos quanto a execução de programas de formação. Essa estratégia permite que você aposte em profissionais para contribuir com novas perspectivas e ideias, desenvolvendo-os e visando futuras posições de liderança.


O colaborador como embaixador da sua marca

Ao trabalhar a imagem positiva da sua empresa, consequentemente atrairá candidatos certos para o seu time e também engaja os colaboradores que já fazem parte dele.  Além disso, essa estratégia irá facilitar e reduzir custos no processo de recrutamento e seleção, já que, os profissionais mais bem-sucedidos irão procurar pela sua organização e irão se dedicar para fazer parte da sua equipe de colaboradores. Essa estratégia reduz o turnover da empresa, já que, com as técnicas de posicionamento de marca, o colaborador sentirá que a empresa se importa com seu talento fazendo com que ele se sinta valorizado na equipe.

Um colaborador satisfeito é a maior propaganda da sua empresa. Uma pessoal que se sente satisfeito no ambiente profissional propaga a marca para seus familiares e amigos. Eles também se sentirão orgulhosos em divulgar conteúdo da empresa em suas redes sociais, se tornando praticamente embaixadores da marca. Incentive-os também em criar conteúdo como vídeos e posts para as redes sociais da empresa, tornando-os protagonistas da marca, em que eles falem sobre seu crescimento profissional, o que os motivam a trabalhar na organização.

RETENÇÃO DE TALENTOS

Compete ao gestor garantir a retenção dentro da sua equipe, descobrindo quais são os fatores que os incentivam a fazer parte da empresa. Hoje em dia já se sabe que existem diversas questões mais importantes que o salário e papel do gestor observar esses pontos. As pessoas têm procurado diferenciais que as façam identificar os valores da empresa que vão além da remuneração fim do mês. É claro que um salário justo é obrigação, mas não mais o suficiente.

O investimento em benefícios, como plano de saúde, premiações, descontos em faculdades e academias são ótimas ideias para deixar seus colaboradores mais satisfeitos e engajados no ambiente empresarial. O incentivo ao desenvolvimento profissional por meio de cursos e treinamentos de capacitação trazem vantagens não só para o profissional mas, também, para a empresa, que contará com uma equipe mais qualificada e profissionais de excelência.

O Ambiente e Gestão

O trabalho é onde estamos a maior parte do nosso dia. Assim, empresas em que há problemas de relacionamento recorrentes ou falta de liberdade costumam ter altos índices de turnover.

Ter um ambiente de trabalho sadio é um princípio básico para uma empresa que quer atrair e reter profissionais. Aqui entram tanto as questões físicas como um mobiliário adequado, iluminação, manutenção de uma temperatura agradável, como a construção de um lugar com um bom clima de trabalho, onde exista leveza, relacionamentos saudáveis e uma boa energia.

Ambientes hostis, com rigidez extrema ou em que não há espírito de equipe leva à perda dos melhores talentos de uma empresa. Desenvolva uma gestão no qual os colaboradores possam desenvolver as suas habilidades e que ofereça uma autonomia progressiva, permitindo que cada um tenha responsabilidades, assim como a oportunidades de ver o seu trabalho como algo importante. Ao perceber a sua importância para a organização, o colaborador se sente reconhecido e muito mais motivado. Celebração cada pequena conquistas e reconheça cada pessoa dentro do time. Esforce-se sempre para ressaltar a importância e o bom trabalho de cada um.

Para reter, é preciso encontrar formas de construir relacionamentos duradouros e baseados na confiança. Isso só pode acontecer quando o colaborador se sente valorizado e respeitado. O feedbacks é essencial a construção dos relacionamentos de confiança. Cabe ao gestor orientar os seus colaboradores, mostrando a eles o que tem funcionado e o que precisa ser melhorado para que a organização e o próprio profissional possam continuar crescendo.

Esteja atento a aqueles colaboradores com carga horária excessiva ou desproporcional à sua remuneração, bem como os desvio de função. Essas situações afetam não apenas o desempenho profissional, mas a vida pessoal, levando a pedidos de demissão

Lembre-se de que o comportamento dos líderes afeta diretamente o desempenho dos colaboradores e os resultados da empresa. No entanto, poucos gestores atentam para a dimensão desse impacto na retenção e atração profissional. 

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