Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Portal Amipão

Padarias mineiras investem em capacitação

 

 

Dentre os diversos setores que envolvem a gestão familiar, a panificação se destaca. São inúmeras histórias de padarias comandadas por famílias durante décadas, passadas de geração a geração. Este modelo de negócio tem diversas vantagens, mas também apresenta desafios constantes. Por isso, com o objetivo de capacitar lideranças do ramo de panificação, aprimorando a qualidade dos serviços e produtos do setor para os consumidores mineiros, o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) ofereceu o curso "Formação de Gestores" para empresários e lideres interessados em melhorar sua performance de gestão.

A capacitação, em sua primeira edição, durou cerca de dez meses e atendeu uma turma de dez alunos, representantes de 8 padarias. Ao longo do curso, os alunos aprenderam sobre formação de gestores, desenvolvimento de líderes e relações interpessoais, alinhamento estratégico, finanças, governança e métodos para melhoria na gestão, além de conceitos e técnicas direcionadas para a estratégia e competitividade nas padarias.

A grade envolveu atividades teóricas e práticas, entre elas, o desenvolvimento e execução de um projeto para a própria padaria, a partir de um problema real identificado pelo aluno. Os projetos foram apresentados para uma banca de avaliação, composta por empresários do setor e consultores de Instituto Áquila, em duas etapas: apresentação do projeto e entrega dos resultados após a implantação.

Paulo Valente, sócio do Instituto Áquila e coordenador da turma, destacou a importância da formação para uma gestão de qualidade. "Somente com bons líderes é possível conseguir grandes resultados nos negócios. Mudanças, de um modo geral, não são simples e no ambiente corporativo é um pouco pior. No entanto, a mudança é o caminho para melhorar os números de qualquer empresa.

Durante a solenidade de formatura, realizada no último dia 3 de julho, na sede da Amipão, os formandos receberam o certificado de conclusão do curso e o melhor projeto, escolhido pela banca de avaliação, foi revelado para a turma e convidados. A padaria Roma Plus, localizada no bairro Sagrada Família, levou o prêmio, que inclui a participação no projeto Plataforma do Futuro, promovido pelo Instituto Áquila.

O projeto desenvolvido pelos primos e sucessores da Roma Plus, Isabella Evangelista Lima e Pedro Henrique Lima de Oliveira, estabeleceu como meta ampliar as vendas dos produtos panificados. Entre as melhorias implantadas na padaria após a participação no curso estão a padronização do mix, incorporação de um centro de distribuição e treinamento da equipe de vendas para aprimorar o atendimento.

Representando o Sindicato das Indústrias de Panificação de Minas Gerais, entidade que compõe a Amipão, o diretor Tarcísio José Moreira valorizou o amadurecimento da turma ao longo do curso durante seu discurso na formatura. "As mudanças na equipe dos primeiros dias de curso para hoje foram muito significativas. É a nova geração de líderes da panificação se movimentando para fortalecer o segmento cada vez mais."

Já Vinícius Dantas, presidente da Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIP), que também compõe a Amipão, ressaltou o permanente esforço da entidade em levar aos associados oportunidades de avanço. "A parceria com empresas fortes, como o Instituto Áquila, garante qualidade ao conteúdo trabalhado no curso e abre o campo de visão dos empresários, que nem sempre conseguem vislumbrar as possibilidades de melhoria em seu negócio por estarem imersos na rotina da padaria, que envolve diversos processos e um nível de dedicação do empresário acima da média", finaliza.

Fonte: FIEMG | 18/07/2018