Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Portal Amipão

Amipão e Solatio fecham parceria para oferecer energia limpa para panificadoras


Iniciativa visa ajudar as padarias a reduzirem custos e reforçar a sustentabilidade no setor
06/04/2018 Amipão e Solatio fecham parceria para oferecer energia limpa para panificadoras Iniciativa visa ajudar as padarias a reduzirem custos e reforçar a sustentabilidade no setor

Em tempos de recuperação da economia e de reestruturação das empresas, a busca por novas tecnologias para gerar redução de custos e ganho de produtividade na indústria da panificação é uma constante. Pensando nisso, o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) fechou uma parceria com a Solatio, empresa líder em projetos de energia fotovoltaica, que vai beneficiar todas as padarias associadas à entidade.

Os panificadores poderão aderir à energia fotovoltaica de duas formas: em uma delas, sem qualquer investimento prévio, os panificadores poderão comprar energia gerada pela Solatio em suas usinas próprias com valores até 15% inferiores à energia elétrica fornecida pela concessionária para os consumidores de baixa tensão.

Outra alternativa irá conceder condições especiais para as padarias que quiserem investir na geração própria de energia por meio da instalação de uma usina particular de energia fotovoltaica.

As que optarem pela geração própria irão passar por um processo que envolve um estudo de viabilidade técnica, projeto e instalação de uma usina própria. A geração possibilitará que a padaria produza para o próprio consumo e o que não for utilizado será repassado ao sistema da distribuidora (SCE) que será transformado em crédito para usar em futuras contas, com validade de até 60 meses.

"O gasto com eletricidade é um dos grandes gargalos da indústria da panificação. Por isso, acreditamos que é preciso investir em soluções que, além de trazerem benefícios para o meio ambiente, sejam economicamente viáveis para os negócios. Essa parceria irá colocar nossas padarias em um outro patamar de negócios, e poderá ajudá-las a crescerem e gerarem mais oportunidades", afirma o presidente da Associação Mineira da Indústria da Panificação, entidade que compõe a Amipão, Vinícius Dantas.

Essa modalidade de geração de energia é uma tendência mundial e totalmente regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "A geração de energia fotovoltaica é consolidada internacionalmente, além de 100% limpa e renovável. Minas Gerais é um estado que oferece as condições ideais para a produção de energia solar e temos grande capacidade de geração. Só falta as empresas conhecerem e aderirem a esse modelo", explica o gerente comercial da Solatio, Rafael Lavarini.

 

Fonte: FIEMG | 06/04/2018