Domingo, 26 de Maio de 2019

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Técnicas de varejo inovadoras para panificadores
Qui, 05 de Junho de 2014 11:52


No dia 27 de maio o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) realizou em sua sede o workshop “Definição de Novos Modelos de Negócio”, com o coordenador e professor do Núcleo de Estudos do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – SP), Ricardo Pastore.

O curso que teve lotação máxima abordou questões sobre a importância de revigorar o ponto de venda e também sobre as lojas terem um planejamento estratégico para não perderem o foco do negócio. “O mundo mudou e o consumidor está exigente, mais informado e faz questão de produtos diferenciados. Além de um atendimento impecável e uma loja bem organizada”, afirma Pastore. Outro ponto que o consultor enfatizou foi que as padarias do mundo todo estão se profissionalizando e investindo nos setor de capacitação dos funcionários e no marketing dos produtos.

“Na Alemanha, Espanha e até mesmo em São Paulo você encontra a exposição dos sanduíches de uma forma elaborada para chamar a atenção do consumidor e dessa forma alavancar as vendas. A aparência do produto aliada à qualidade é tudo nas padarias”, orienta o palestrante.

Para o presidente da Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amip), Tarcísio José Moreira, o momento é agora dos empresários do setor se sensibilizarem e se prepararem para essa nova realidade do setor da panificação. “A Amipão está fazendo acontecer promovendo os cursos, palestras e informando os empresários sobre essa nova tendência. O projeto Panificação do Futuro é a grande oportunidade de todos participarem para alavancar o ponto de venda e ficar dentro das últimas tendências do mercado”, enfatiza o presidente.

Rodrigo Parreira, diretor da padaria Santa Amélia, participa de todas as iniciativas da Amipão e já está colocando a teoria na prática. “O nosso setor passa por um desafio muito grande de revitalização, modernização e de novos conceitos. A padaria que não aproveitar essa chance de capacitação ficará para trás”, comenta Parreira.

Outra padaria que participa ativamente e está empenhada em realizar essas mudanças é a Padaria Flórida, do panificador Hugo César. “Os cursos são muito interessantes e tem nos ajudado em melhorar o nosso estabelecimento. Realmente a qualificação é imprescindível. Quem não se qualificar estará fora do mercado”, alerta o empresário.

O workshop faz parte do projeto “Panificação do Futuro”, que, em parceria com o Sebrae, tem como objetivo desenvolver a panificação em Belo Horizonte por meio da capacitação de gestores e proprietários na área de Gestão de Negócios.

 

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