Quarta-feira, 20 de Mar�o de 2019

Portal Amipão

Grande final do Festival Pães e Quitandas de Minas
Qua, 17 de Outubro de 2012 00:00

As cinco receitas finalistas serão avaliadas por um júri técnico dentro da Superminas Food Show, no Expominas, a partir das 10h<

Nesta quinta-feira, 18/10, ocorre a grande final do Festival Pães e Quitandas de Minas, concurso que movimentou o setor de panificação de Belo Horizonte e região metropolitana. As cinco receitas finalistas foram selecionadas por júri popular que avaliou os quesitos sabor, aparência, atendimento e higiene. A grande final e premiação dos ganhadores será dia 18, às 10h, no Auditório A – 2º piso, dentro da programação da Superminas Food Show - Convenção e Feira Supermercadista e da Panificação, no Expominas.

As padarias finalistas são Panificadora JT do bairro Paraíso, com a receita de Pão de Queijo; a Pane Tutti do Santa Efigênia, com o Biscoito de Parmesão; a Express Panificadora do bairro Havaí, com a receita de Pão de Queijo Folhado Express; a Padaria Bandeirantes do Jardim Bandeirantes, em Contagem, com seu Romeu e Julieta em Minas e a padaria Pedro Padeiro do Santa Tereza, com o Quiche Mineiro.

O Festival Pães e Quitandas de Minas foi idealizado pela AMIPÃO – Sindicato e Associação da Indústria da Panificação e ITPC - Instituto Tecnológico em Panificação e Confeitaria, com o apoio do Sebrae – Minas Gerais. O concurso contou com a participação de cerca de 70 padarias, que apresentaram uma receita a base de Queijo Minas e Polvilho.

Segundo o coordenador do Festival, Márcio Rodrigues, o projeto contribuiu para a valorização dos produtos artesanais mineiros e para o aumento da visibilidade do setor de panificação. “Movimentamos o mercado e destacamos as padarias e seus produtos, fortalecendo a cultura gastronômica do estado. O objetivo foi ampliar a competitividade das empresas do setor e prepará-las para grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, que aumentará o fluxo de clientes nos estabelecimentos”, enfatiza. Márcio revela que o projeto pioneiro e inovador obteve sucesso em sua primeira edição e a expectativa é que em 2013 o número de participantes aumente.

Avaliação
Durante a grande final, as cinco padarias serão julgadas por um júri técnico composto por 5 membros: 1 representante da AMIPÃO, um representante do ITPC; um representante do Sebrae-MG, 1 representante da Fiemg e um membro convidado. Os produtos, já preparados, serão degustados pelo júri que dará a nota final e escolherá a grande campeã do concurso. Os jurados vão avaliar os quesitos sabor, aparência, textura e odor.

Site: http://www.padariasdobrasil.com.br/paesequitandasdeminas