Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

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Como montar uma padaria - Passo a Passo

 

Diego Vieira - Ideias de Negócios

O mercado de alimentação é um dos maiores do mundo e no Brasil movimenta muito dinheiro. Dentro desse mercado, podemos destacar um segmento que gera milhares de empregos e bilhões de Reais em faturamento que é a panificação. Veja como montar uma padaria passo a passo, nesse artigo.

Mercado de padarias e confeitarias

O Brasil possui um grande potencial de crescimento no mercado de pães, sendo que a panificação é um dos maiores segmentos industriais do país e corresponde a 10% dos alimentos consumidos.

Existem, atualmente, mais de 60 mil panificadoras no mercado brasileiro e o segmento é responsável por mais de 800 mil empregos diretos e por volta de 1,5 milhão de empregos indiretos, segundo o Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação – PROPAN.

Em 2013, o setor cresceu 8,7% e obteve um faturamento de 76 bi de reais, segundo o Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP. A expectativa para o setor é de manter esse crescimento nos próximos anos.

Vale destacar que as padarias constituem o principal canal de vendas de pães. Devido ao forte crescimento dos últimos anos e a tendência de aumento na renda dos brasileiros, montar uma padaria tornou-se algo muito atraente para empreendedores dispostos a criar um negócio inovador.

 

Perfil do cliente de padaria

Antes de montar uma padaria é fundamental que você conheça o seu público-alvo. Você deverá fazer uma pesquisa de mercado com o objetivo de obter informações referentes às características demográficas e ao comportamento de consumo dos futuros clientes.

Em geral, o cliente de padaria tem 30 anos e ensino médio completo com renda familiar de R$ 1.600,00. Aproximadamente 70% desses consumidores estão nas classes C e D.

Em relação aos hábitos de compra, a maior parte dos clientes prefere comprar pão em uma padaria. A justificativa é a qualidade do produto que é bastante superior nas padarias.

Por sua vez, os que preferem comprar em supermercados dão mais atenção ao preço, que, em geral, é mais baixo que o das padarias.

Em bairros onde o público é mais velho, a prática de comprar pão logo pela manhã e para o café da tarde é muito comum.

No caso de padarias localizadas no centro da cidade, é sempre bom ter pães frescos a toda hora, tanto pela circulação constante de pessoas quanto pela variedade de estabelecimentos próximos.

O tempo das pessoas está cada vez mais escasso. Ao montar uma padaria, forneça conveniência e variedade de produtos, além de alimentos prontos para atender a esse novo perfil de cliente de padaria.

Outros pontos importantes são: agilidade, rapidez no atendimento, higiene e amplo espaço físico.

Tipos de padaria

Até meados dos anos 90 as padarias limitavam-se a vender basicamente pães, leites e cigarros.

Mas esse cenário vem mudando a partir dos anos 2000, quando passaram a oferecer uma ampla variedade de tipos de pães e bolos, além de oferecerem lanches rápidos e até refeições prontas.

Com um mix de serviços diversificados abrangendo panificação, confeitaria, restaurante, pizzaria, conveniência e adega, as padarias se fortaleceram no mercado tão competitivo.

Podemos classificar as padarias basicamente em 4 tipos, são eles:

-Boutique

As padarias do tipo boutique são aquelas que se encontram localizadas em regiões de alto poder aquisitivo e que comercializam produtos de fabricação própria e importados.

-De serviço

Essas padarias são aquelas padarias localizadas em regiões centrais das cidades e em ruas de grande circulação e de maior concentração de lojas comerciais ou escritórios.

Elas oferecem além dos próprios produtos de padaria e confeitaria outro serviços adequados para essas localidades como bar, lanchonete, fast food entre outros.

-De conveniência

São as mais comuns de serem encontradas. São as padarias dos bairros tipicamente residenciais. A denominação de conveniência vem dos tipos de produtos que comercializam.

Além daqueles típicos de padarias, comercializam outros tipos de produtos considerados de conveniência podendo chegar a três mil itens ou mais.

-Pontos quentes

Esse tipo de padaria é uma tendência na Europa e vem ganhando força no Brasil. A padaria abre uma filial, envia alguns tipos de pães já embalados ou congelados que serão assados no ponto quente.

 

Onde devo montar uma padaria

A localização do imóvel é um ponto importante para o sucesso da padaria.

É essencial conhecer e definir o perfil do seu público-alvo. Isso é muito importante, pois a estrutura do imóvel e os produtos e serviços que serão oferecidos estão diretamente ligados ao perfil dos clientes.

Faça uma pesquisa para conhecer as pessoas que moram na região que você pretende montar uma padaria. Identifique os hábitos, profissão, média de idade, renda e o número de pessoas por domicílio.

Muitos desses dados estão disponíveis gratuitamente na internet em sites como IBGE.

Veja abaixo alguns detalhes que precisam ser verificados:

  • Verifique se o imóvel atende ao perfil de padaria que se pretende abrir;
  •  Veja a localização, se o imóvel não está em áreas de risco, capacidade de instalação, redes de água, luz e esgoto, acessos e trânsito do entorno, se há local para estacionamento, carga e descarga;
  • Confira a situação do imóvel junto à prefeitura de sua cidade sobre sua regularização, habite-se, IPTU, zoneamentos, legislação sobre placas e identificação visual;
  • No momento da escolha do imóvel para montar uma padaria, você deve dar preferência a espaços localizados no caminho que o seu cliente usa para voltar para casa ao final do dia.
  • A rua ou avenida precisa ter um bom fluxo de carros e pessoas e sua padaria precisa ter estacionamento ou pelo menos uma área para os clientes estacionarem próximo ao estabelecimento.

 

Máquinas e Equipamentos para padaria

Basicamente, os equipamentos necessários para montar uma padaria são:

•             Forno

•             Amassadeira

•             Cilindro

•             Modeladora

•             Divisora de massa

•             Assadeiras

•             Armários de fermentação

•             Balança

•             Mesa de preparo

A quantidade varia de acordo com o porte e o investimento. Você não pode deixar de fora os equipamentos e utensílios para o escritório, como computadores, mesa e telefone.

Equipe de trabalho

A definição do quadro de funcionários na hora de montar uma padaria deve ser baseada na estrutura do estabelecimento, nas expectativas de vendas e no horário de funcionamento.

Não esqueça que o número de funcionários deve ser suficiente para suprir a escala de folgas.

Geralmente contrata-se um número mais elevado e depois, quando tudo já estiver em ordem, você adapta o quadro de funcionários conforme o movimento.

Procure contratar pessoas com experiência e antes da inauguração, ofereça treinamentos adequados para todos os funcionários de produção e atendimento.

 

Investimento para abrir uma padaria

Para montar uma padaria competitiva você deverá dispor de um mix variado de produtos.

Você vai precisar de uma quantia que varia entre R$ 50.000,00 e R$ 200.000,00 dependendo da variedade de produtos que pretende oferecer.

Vale ressaltar que a rentabilidade de uma padaria é de 13%, em média. O retorno do investimento costumar vir entre 2 e 3 anos..

 

Documentação necessária para abrir uma padaria

Alguns procedimentos para montar uma padaria podem variar de cidade para cidade, mas esses a seguir são os procedimentos básicos:

•             Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;

•             Registro na Junta Comercial de sua cidade;

•             Inscrição do CNPJ na Receita Federal;

•             Registro na Secretaria da Fazenda;

•             Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;

•             Registro no Sindicato Patronal.

Plano de negócio para padaria

O plano de negócio permite ao empreendedor ter uma visão detalhada e dinâmica do negócio e do setor em que ele se encontra. Ele será o alicerce de um planejamento sistemático e eliminará eventuais euforias, planejamentos intuitivos e desperdícios de recursos.

Com essa ferramenta você terá uma visão clara e definida do seu mercado, dos concorrentes e determinará com exatidão qual será o investimento necessário para abrir uma padaria.

Para fazê-lo de forma profissional, eu recomendo que você siga a estrutura básica disponível nesse artigo.

 

Conclusão

O mercado de alimentação é muito competitivo e você deverá sempre inovar para manter seus clientes satisfeitos. É fundamental que você conheça e domine muito bem o segmento.

Você vai precisar de informações técnicas que só alguém com experiência no ramo poderá te passar. É essencial que você procure cursos nessa área e se qualifique antes de iniciar o seu negócio.

Se você realmente deseja começar seu negócio de maneira profissional e aumentar bastante as suas chances de sucesso nesse mercado, recomendo que você conheça esse treinamento aqui. Vai te ajudar muito, principalmente se for o seu primeiro negócio próprio.

Se você gostou desse artigo, dê um curtir e se ainda estiver com dúvidas sobre como montar uma padaria deixe um comentário com a sua pergunta.